domingo, 29 de agosto de 2010

confraternização infantil - A turma do chocolate.MOV

domingo, 15 de agosto de 2010

Parnaíba...minha cidade ! 166 anos.

II Salipa promove lançamento de diversos livros e Assis Brasil levará três obras ao evento

Além de palestras com escritores de projeção estadual e nacional e de uma grande feira com estandes de livrarias e editoras do Piauí, Ceará e Maranhão, o II Salão do Livro de Parnaíba (Salipa) também terá lançamento de mais de uma dezena de livros. Entre os escritores que apresentarão suas obras ao público do Salipa estão Assis Brasil, Manuel Domingos Neto, Diva Figueiredo, Danilo Melo, Tércio Solano Lopes, Dílson Lage e Halan Silva. Na opinião da secretária de cultura do município, professora Fátima Cármino, estas ações contribuem para que o Salipa seja uma das maiores festas literárias do Estado, perdendo apenas para o Salipi, em Teresina.

O escritor parnaibano de projeção nacional Assis Brasil vai lançar três obras literárias: “O menino que vendeu sua imagem”, “A vida não é real” e “A cura pela vida”. Durante os três dias do evento ele vai estar no estande da Editora Aliança, na praça de eventos do Porto das Barcas, autografando suas obras.

Outra obra que vem sendo sucesso de crítica que também será laçada no Salipa é “O que os netos dos vaqueiros me contaram”, de Manuel Domingos Neto, doutor pela Universidade de Paris, ex-deputado federal do Piauí na década de 80, professor da Universidade Federal do Ceará e da Federal Fluminense.

No ramo da poesia, um dos momentos altos será o lançamento de “(In)Certos Versos e Alguma (P)Rosa", do o parnaibano e secretário de educação do município de Palmas(TO), Danilo de Melo, mestre em Educação. Ele também foi secretário de cultura de Parnaíba.

Um resgate inédito e valioso. É o que pode ser dito do livro “Parnaíba na história da aviação”, do jornalista Tércio Solano Lopes, parnaibano residente em Recife. Trata-se de uma obra memorialista apoiado numa pesquisa profunda e que promete surpreender no Salipa.

Ainda sobre o valor imaterial, a arquiteta e escritora Diva Figueiredo vai apresentar à cidade o resultado de uma vasta e minuciosa pesquisa, no livro “Conjunto histórico e paisagístico de Parnaíba”. O levantamento também tem potencial para despertar a atenção dos participantes da feira literária, pela riqueza de detalhes que passam despercebidos diante da maioria das pessoas, mas que a escritora conseguiu captar e escrever com conhecimento de causa. Como superintendente do Ipham no Piauí ela participou do processo de tombamento do sítio histórico da cidade.

“O morro da casa Grande” será a obra lançada pelo professor Dilson Lage, seguido de “Representação e identidade cultural do vaqueiro no cinema novo”, do também professor Halan Silva.




Texto: F.Carvalho