domingo, 25 de outubro de 2009

Graduação » Cursos tecnológicos





Os cursos de tecnologia são considerados cursos superiores? Após fazer o curso de tecnologia eu poderei fazer uma especialização Lato Sensu ou stricto Sensu? Cursos de tecnologia são equivalentes aos cursos técnicos? O profissional tecnólogo é bem aceito pelo mercado? Qual a diferença entre os cursos de Bacharelado e os cursos Tecnológicos?

No Brasil, a educação superior abrange quatro modalidades de cursos e programas: graduação, pós-graduação, extensão e seqüenciais (Lei de diretrizes e Bases da Educação, 1996). Dentre os cursos de graduação, encontram-se os cursos de Bacharelado (conferem diplomas de bacharel, ou de título específico referente à profissão, como é o caso do psicólogo), Licenciatura (formação de professores) e Tecnológicos.

Os cursos Tecnológicos, que conferem o diploma de tecnólogo, são cursos superiores de curta duração. Estes cursos já existem em nossa legislação desde 1971 (Lei no 5.692/71 ), tendo sido ratificado pelas Leis Nos 9.131/95 e 9.394/96 e pelo Decreto no 2.406, de 27.11.97, e foi regulamentado pela Portaria Ministerial MEC no 1.647, de 25.11.99. Os cursos tecnológicos não são equivalentes aos cursos técnicos, pois, os cursos tecnológicos são de nível superior e os técnicos são de nível médio. Outra diferença é que os cursos técnicos não permitem a continuidade dos estudos em uma pós-graduação.

Estes cursos são estruturados para atender a uma área específica do mercado de trabalho, onde o aluno terá uma visão mais aprofundada daquela área de atuação. No caso do Bacharelado, a formação é mais ampla e generalista. Portanto, os cursos de tecnologia permitem o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Devemos levar em consideração que o mercado, atualmente, é muito dinâmico, e que a formação deve se dar durante toda a vida. Portanto, o diferencial de um trabalhador não será mais os anos que passou na faculdade, mas a sua capacidade de transformar os conhecimentos adquiridos em uma faculdade e transformá-los constantemente em competências para dar soluções para as urgências do mercado laboral. Portanto, o público é basicamente aqueles profissionais que pretendem ter uma inserção rápida no mercado de trabalho ou uma progressão na carreira.

Um comentário:

  1. É isto aí, Nel. Estou graduando em Tecnologia e ratifico tudo o que você colocou aqui neste artigo. Para enriquecer ainda mais o tema, e se me permite, também trato do tema no link abaixo:

    http://ogestor.wordpress.com/2009/10/09/6-de-outubro-dia-do-tecnologo/

    Visite-me e caso queira deixar seu comentário lá no espaço fique à vontade. Sucesso para ti!

    ResponderExcluir